Mesbla

A Mesbla, marca que, certamente, faz parte das lembranças dos nossos pais ou avós, ressurgiu após 23 anos fora do mercado de varejo, agora como marketplace. Fundada em 1912, no Rio de Janeiro, a Mesbla montou um império em todo o Brasil. Símbolo da expansão das lojas de departamentos no país, em seu auge chegou a ter 180 pontos de venda e depósitos espalhados pelo país, além de 28 mil colaboradores. Em 1999, com uma dívida bilionária, a rede decretou falência.

Com o slogan “uma nova história para toda a vida”, a plataforma oferecerá aos consumidores aproximadamente 250 mil tipos de produtos, divididos por 250 categorias, de roupas de cama até livros.

Os novos sócios compraram o direito e a licença para utilizar o nome, a marca e a identidade visual da loja no meio digital e pagarão royalties, mas não revelam o valor negociado. Apenas revelam o investimento de pouco mais de R$ 500 mil para colocar no ar o site da Mesbla e já afirmam que não planejam uma expansão para as lojas físicas.

Em 2009 chegou a circular a notícia de que Ricardo Mansur, que arrematou 51% das ações por 600 milhões de reais, para pagar em dez anos, quando a empresa pediu concordata, estaria tentando voltar com a marca, através de um endereço na internet. Mas a ideia não prosperou.

A aposta no saudosismo dentro do mundo digital é mais uma prova de que uma vez que uma marca esteja estabelecida no mercado, a falência patrimonial não liquida o seu valor intangível.

 

 

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