A marca que revolucionou a louça e virou nome de travessa, desde 2009 sob a responsabilidade da Instant Brands, corre riscos de deixar de existir. No mês passado, a empresa entrou com pedido de falência nos Estados Unidos sob a alegação de acumular dívidas demais para suportar o aumento das taxas de juros e condições de crédito mais rígidas. Controlada pela empresa de private equity Cornell Capital LLC, a empresa e 14 afiliadas entraram com pedido de proteção do Capítulo 11, da lei de falências dos Estados Unidos, contra credores junto ao tribunal federal de falências no sul do Texas, com até 1 bilhão de dólares em ativos e passivos.
As vendas da dona da marca Pyrex vêm caindo, o que mostra as dificuldades que a Instant Brands tem enfrentado para expandir seus negócios com base em um único produto de sucesso. A empresa, que também é dona da marca Snapware e Instant Pot, trabalha com consultores de reestruturação há meses para melhorar o balanço e as finanças. As vendas líquidas da Instant Brands caíram 21,9% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022 — o sétimo trimestre consecutivo de queda nas vendas. A empresa encerrou março com cerca de US$ 95 milhões (R$ 463 milhões) em liquidez, e o negócio não tem gerado caixa, de acordo com o relatório de classificação. Em janeiro, a Instant Brands foi obrigada ao pagamento de uma multa e a mudar suas práticas de marketing para resolver alegações da Comissão Federal de Comércio dos EUA de que anunciava falsamente copos medidores de vidro Pyrex como “Made in USA” enquanto importava alguns deles da China.
A Instant Brands afirma que planeja continuar operando enquanto se reestrutura e, para esse fim, alinhou 132,5 milhões de dólares para financiamento.
A Pyrex tem uma história muito anterior a fundação da Instant Brands e revolucionou o mercado das louças com vidros mais resistentes, que fizeram a marca se tornar sinônimo de travessa. Seu pioneirismo está no uso do vidro borossilicato em utensílios domésticos para o preparo da alimentação. Originalmente, esse tipo de vidro, resistente ao calor, era usado em lanternas em autoestrada
Em 1913, os cientistas da empresa Corning Glass Works buscaram outras formas de uso para esse material. A ideia de usá-lo para itens de cozinha surgiu após a esposa de um dos funcionários da Corning, questionar ao marido se a companhia fabricava algum tipo de produto que pudesse substituir a sua cerâmica, que havia quebrado ao ir ao forno.
Posteriormente, em 1915, a empresa lançou no mercado a primeira linha de produtos para cozinha com a marca Pyrex, que logo derrubou a resistência por parte dos consumidores e logo sofreu como, por exemplo, a adição de alças às formas e a fabricar produtos em diferentes cores, não mais apenas transparente. O vidro borossilicato usado na fabricação dos produtos Pyrex também é resistente a choques térmicos, logo, eles também podem ser utilizados para guardar alimentos em refrigeradores. Por sua praticidade, versatilidade, eficiência e durabilidade, a Pyrex se tornou em um utensílio quase obrigatório nos lares de milhões de famílias em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, com o detalhe de virar nome “oficial” para a maioria das travessas de vidro, sob a versão aportuguesada de “pirex.